Com génese em 2001, este grupo vem agregando ao longo dos anos, alunos e ex-alunos da E.B. do Castelo, da E.S. Sampaio e da E.B. 2,3 Navegador Rodrigues Soromenho, encarregados de educação e familiares de alunos, professores e amigos que partilham os mesmos interesses. Estes englobam, para além da inerente prática desportiva regular como forma de promoção da saúde e bem-estar, a utilização da bicicleta como meio de transporte privilegiado, o gosto pelo espaços naturais ainda com as suas características primitivas, o seu inerente equilíbrio ecológico, e o espírito de amizade e partilha que a realização destes percursos em grupo favorece. Os nossos espaços frequentes são os trilhos e estradões do Parque Natural da Arrábida, do concelho de Sesimbra e outros concelhos adjacentes. Também não perdemos a oportunidade, em férias e interrupções lectivas, de organizar e realizar expedições a parques e reservas naturais e a outros locais de reconhecido interesse histórico-cultural.


sábado, 29 de maio de 2010

29 de Maio de 2010, Serra da Arrábida: Inicio de Preparação para Gerês



Iniciamos hoje uma série de incursões aos locais mais altos do Parque Natural da Arrábida como forma de preparação para a expedição ao Parque Nacional da Peneda / Gerês.

Dia 29 de Maio: Miradouro do Bico dos Agulhões



Dia 6 de Junho: Miradouro da Murteira


domingo, 23 de maio de 2010

22 de Maio de 2010, II Encontro da ADE: Serras Pinheirinhos e Azóia

O sol aqueceu e, uma vez mais, juntaram-se as Escolas da Associação Desportiva Escolar, com alunos, ex-alunos, professores, encarregados de educação e amigos, para a realização de um percurso que atravessando a Serra da Azóia e Pinheirinhos, faz parte do antigo Caminho de Santiago.
Apesar de alguma dificuldade técnica, realizámos com prazer o percurso, até porque a paisagem a todos deslumbrou, quer pela densa vegetação da mata mediterrânica, quer pelo imenso mar, quer pelas falésias altaneiras que fomos contemplando...


segunda-feira, 17 de maio de 2010

15 de Maio de 2010, Pinheirinhos e Azóia

Percorrendo o Caminho de Santiago...

E descanso na falésia.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Programa para II Encontro da Associação Desportiva Escolar de BTT - Percurso através das Serras dos Pinheirinhos, Azóia e Cabo Espichel

No proximo dia 22 de Maio, todas as equipas de BTT da DRELVT integradas na Associação Desportiva Escolar de BTT, vão reunir-se para a realização de um percurso em conjunto pelas Serras dos Pinheirinhos, Azóia e Cabo Espichel.
Fazem parte desta Associação, a EB 2,3 de Santana (sede e coordenação), a ES de Sampaio, EB 2,3 de Vale de Milhaços, EB+S do Pinhal Novo e a EB+S da Bela Vista.
A organização é da responsabilidade do grupo de BTT da EB 2,3 de Santana "Par de Rodas - Escola de BTT", e coordenada pelo professor João Pinheiro.

PERCURSO - Nível Intermédio/Aperfeiçoamento - Aproximadamente 25Kms
- Percurso Circular com inicio e termo na Serra dos Pinheirinhos, sendo a volta na ponta mais extrema do Cabo Espichel, onde se realizará o lanche. É um percurso rolante, realizado por estradões e alguns caminhos de pé posto, ora de terra, ora de pedra. Sem subidas muito acentuadas ou prolongadas, as dificuldades colocam-se sobretudo, em pequenas zonas de alguma dificuldade técnica. Nestas zonas, poder-se-á parar por algum tempo para alunos que queiram desenvolver as suas capacidades técnicas.
PROGRAMA
9.00 h – encontro e embarque no autocarro em cada uma das escolas
9.45 h – encontro no portão principal da E.B. 2,3 de Santana
9.45 – 10.00 h – deslocação para o local da partida (Pinheirinhos)
10.00 – 10.30 h – desembarque e organização
10.30 – 13.30 h – realização do percurso, com paragem para lanche na ponta mais extrema do Cabo Espichel
ANTES DE IR:
- ver previsões meteorológicas,
- lavar e lubrificar bicicleta
- estudar a zona – locais de interesse, gastronomia e outros temas culturais, flora e fauna
LISTA DE MATERIAIS A NÃO ESQUECER:
- Bilhete de Identidade e Cartão de Saúde
- câmaras de ar, pequenas ferramentas, óleo
- protector solar
- bidão/cantil/garrafa para transportar agua
- capacete
- lanche
 Alguns aspectos do percurso por onde passaremos ...

segunda-feira, 3 de maio de 2010

1 de Maio de 2010, Trilhos no Cabo Espichel

A caminho do farol do Cabo, paragem para ver o Risco ao fundo...

1º de Maio das ovelhas...
Pelos arredores do farol do Cabo

Seguidores